domingo, 10 de abril de 2011

PSICOLOGIA DO SUCESSO

Psicologia do sucesso

O êxito esta a vista de qualquer um. Se você não o vê é porque está atrás de uma cortina espessa. Saia detrás da cortina. Afaste-a para um lado. Dê um passo à frente. Mesmo que esse primeiro passo seja no sentido de recusar as coisas como são. O segundo será mudar de posição, mudar do lugar onde se colocou até agora. Sim. Se do lugar onde está, a coisa não faz sentida mude de lugar. Se não é capaz de mudar sozinho procure ajuda, sugestão que possa te favorecer, entretanto não alimente ilusões. Afaste imediatamente a idéia de que é incapaz de alcançar sucesso na vida. Lembre-se que a vida tem seus limites e talvez não haja um “amanhã”. Assim o tempo de começar é agora.

Se você puxar a cortina e depois dar um passo à frente não gostar ou não se sentir capaz de prosseguir avante, volte outra vez para traz da cortina. Tem liberdade para assim agir. Contudo, vale a pena experimentar e depois de dar o primeiro passo tentar o segundo, o terceiro, o quarto e prosseguir até quando não possa mais recuar. Então, você estará a caminho do êxito.

Renovação Mental (ninguém é mais forte que você)

Comece a utilizar suas grandes e naturais fontes de resistência, sua reserva física e psicológica e comece assim uma vida nova plena de realizações. Para conseguir o tão almejado êxito você terá que em primeiro lugar estabelecer um rumo, traçar um objetivo. Em seguida, começar por onde começam todos os que até hoje no decorrer dos tempos, mudaram alguma coisa no mundo. Como dar uma vida melhor para minha família, para mim mesmo, para os meus semelhantes?

---Comece como Deus começou – eis uma resposta. Quando Deus quer que cresça uma árvore, Ele planta uma semente; quando quer dar a um povo dias melhores, faz brotar uma nova ideia no cérebro de um ou mais homens; quando quer construir um universo, começa por um átomo. Tudo começa com coisas pequenas. É agradável, essencial mesmo sonhar grandes sonhos, mas a esperança não brota só de sonhos. A ação é imprescindível.

Todas as grandes realizações começam pequenas. Para compor uma famosa sinfonia, o musico começou estudando as escalas. Para chegar a teoria da relatividade, o sábio estudou a tabuada. Seja você quem for, tudo que vier a suas mãos para fazer, faça-o bem. Qualquer pessoa pode sustentar a esperança de fazer alguma coisa para enfrentar as suas necessidades e mudar o curso da sua vida. A história mostra que homens aparentemente indistinguíveis de milhões que o cercava, revolucionaram o mundo e mudaram os seus cursos. Há no homem capacidade e poderes que estão alem de nossa compreensão. Através de um raciocínio positivo podemos encontrar a sabedoria para perceber o que podemos fazer e força para fazê-lo. Por pouco importante que possa parecer, por pouco preparado que possa ser, por impossível que um problema se possa mostrar, é fácil adquirir esperança quando se olha de novo para as grandes transformações. Assim aprendemos a não desprezar as pequenas coisas, os pequenos movimentos, as sementes talvez das grandes renovações. Embora possam parecer sombrias as perspectivas, a única escuridão que devemos temer é a escuridão dentro de nós mesmos.

O ser humano apenas um frágil mamífero, desde o alvorecer do primeiro dia, viveu cercado de criaturas infinitamente mais bem preparadas para a luta pela existência. Algumas pesavam toneladas e mediam dezenas de metros de comprimento, enquanto outras possuíam dentes afiados como grandes laminas de serrar madeira. Outras ainda invisíveis ao olho humano se multiplicavam num ritmo alucinante. Embora o homem só pudesse viver em circunstancias muito especiais, na terra seca entre altas montanhas e o mar, os seus inimigos não consideravam nenhuma montanha alta demais, nem mar tão profundo que não pudessem penetrar. Cedo o homem compreendeu que espécies de competidores tinham que enfrentar para defender a sua posição desde que apareceu em cima deste ponto escuro perdido em alguma parte do Universo.

Os grandes monstros daquele tempo devem ter achado graça ao verem essa pequena mutação da natureza fazer os seus primeiros esforços para caminhar sobre os membros superiores. Mas... Onde estão agora esses arrogantes senhores que governavam o mundo daquela época? Desapareceram e só podemos encontrar alguns nos museus.

No decurso de centenas de séculos o homem tornou-se o senhor incontestável de toda a terra, do mar e do ar. Em breve o será do Universo. E tudo isso foi conseguido por criaturas que não tinham vantagem alguma sobre os seus inimigos, exceto o dom do raciocínio. A natureza, entretanto tem o seu código de leis inexoráveis e contra as quais não há apelo nem defesa. Ela nos dá tudo generosamente, mas em troca exige que respeitemos seus preceitos. Quando o homem abre mão de sua capacidade de raciocínio, do seu espírito de luta, da sua vontade consciente, isso resulta em sofrimento.

---Onde está o caminho para sair-se desse horrível estado de coisas? --- Na consciência de que somos todos fortes, dotados das mesmas possibilidades. Uma vez compreendido de que esta deve ser a única saída, cabe-nos comportar-nos como nos comportaríamos se estivéssemos em um navio cujo destino não conhecesse. Uma vez compreendido isto, teremos dado o passo mais importante para a solução do problema que é a base de todas as dificuldades. Procure encontrar uma solução racional para todos os seus problemas, aprende como se livrar da tensão nervosa, como vencer o medo, como educar a vontade, como aumentar sua energia, como ter mais saúde, como adquirir confiança em si mesmo, como formar uma personalidade forte, madura e cheia de êxito. Quando conseguires tenha como objetivo levar a todas as pessoas e muito principalmente as que sofrem, as que se perderam e ainda as que não se encontraram a felicidade, a paz interior, o bem estar, a capacidade de vencer os obstáculos, a firmeza, o êxito na vida. Cada qual possui meios para isso. O segredo está em saber dispor desses elementos. A vida sorri apenas aqueles que lutam e se preparam para vencer. Para vencer, entretanto não basta uma aspiração vaga, o sonho impreciso, mas o anseio ardente, tenaz, de atingir um objetivo previamente determinado. Então tudo se organiza em torno desse objetivo, tudo concorre para fazê-lo aproximar-se, tudo converge para ele. Tal objetivo deve se tornar o pensamento supremo, o que reina sobre os outros, que martela o cérebro o dia todo, um ponto luminoso que é preciso alcançar a todo custo.

Se você for indiferente ou pessimista nunca terá em suas mãos o controle do próprio destino. Nunca aceite o que a vida lhe oferece simplesmente. Tome aquilo a que tem direito, nunca se resignando ao destino que outros lhe traçaram. Busque novos alvos, novas metas, lute pelo seu sucesso, pelo seu êxito, mesmo que isso lhe custe grande esforço. Ninguém é mais forte do que você. Controle seus atos e sua maneira de ser. Se não gosta de sua atual ocupação não continue nela. Busque outra. Se não suporta o lugar onde mora atualmente, porque continuar morando no mesmo lugar? Procure outro. Se não gosta de viver financeiramente apertado, procure outro meio de ganhar a vida. Você permanece estacionário porque aceita as coisas da maneira como se apresentam. Transformando seu modo de pensar e agir, poderá transformar tudo o mais. Nunca é tarde para começar.

Estagnação e Ascensão.

Uma verdade irrefutável ressalta em toda a economia da vida humana: é a de que o homem tem que lutar. É na ação construtiva, é pela luta que o ser humano encontra satisfação para as suas necessidades e as suas grandes esperanças. O homem que se dedica a realização de qualquer coisa capaz de satisfazer alguma necessidade social, encontra satisfações que o animam e o sustem nos momentos de duvidas e incertezas. Ninguém jamais conseguiu tornar-se forte no alheamento, na inatividade. Aquele que trabalha, que se esforça com animo e valor, está despertando em si mesmo cada dia, novas energias e propósitos, com que poderá conquistar novas vitórias. O poder humano se consolida redobrando-se o esforço e não o reduzindo.

Quando um homem dedica a um grande empreendimento todas as suas energias, encontra a verdadeira realidade da sua missão na vida. O esforço persistente, a ação construtiva, o anseio de superação, oferecem lições que não se encontram nos livros, nem no testemunho dos outros. Todos os que venceram foram gigantes do trabalho, da persistência, da coragem, do entusiasmo e de força de vontade. A grande maioria que encontramos por toda parte queixa-se de suas condições poucas lisonjeiras, de fatalidades de que se julgam vítimas, enfileirando entre as causas de sua situação, ao sistema social, ao capitalismo, a política, a falta de apoio, etc... Bem poucos admitem a própria culpabilidade como causa de suas desditas.

Se a essa grande maioria que só sabe queixar, perguntássemos que medidas haviam tomado para remediar seus males e modificar a conduta, poucas, muito poucas mesmo, seriam as que se houvessem empenhado com esforço para alcançar uma situação melhor. A maioria nos teria afirmado estar à espera de algum emprego público, ou à espera de alguém, ou ainda, de alguma nova situação para conseguir o tão almejado melhoramento, tais pessoas são as realmente fracas e necessitam permanentemente de alguém que as anime e conforte. Retardatárias mal conseguem apanhar algumas migalhas do banquete da vida. Não compreendem que não é na inatividade ou nos fracassos do ser humano que encontramos suas expressões mais autenticas, mas em seus triunfos e em suas realizações. Um indivíduo somente possui personalidade, quando consegue ser mais do que uma voz, que um corpo, que um número coletivo na comunidade social, quando “realizou” alguma coisa. O homem tem um natural medo da morte. Para ele, a vida é considerada como o maior dos bens e quem quer que procure apoderar-se da sua terra, dos seus alimentos, da sua água, do seu dinheiro, das coisas indispensáveis à vida, torna-se seu inimigo mortal. Como os animais selvagens que se entredevoram nas florestas, também o homem luta constantemente pela sua preservação.

A conquista das matérias primas pelo homem civilizado tem o mesmo objetivo que a conquista, pela fera, da presa que a impede de morrer de fome. A luta pela vida exige uma atividade constante do corpo e do espírito. Essa lei de combate é tão fundamental como a da adaptação. A vida só se conserva e progride pelo esforço, pela luta. Por mais penoso que seja esse esforço, o homem nunca deixa de empregá-lo para a conservação da vida. Mesmo quando a vida o tortura, o maltrata, ele procura conserva-la.

Para continuar a viver, o homem aceita a escravidão de um emprego miserável no fundo de uma mina de carvão sem ar e sem luz, aceita um trabalho embrutecedor de um escritório, foge desonrosamente perante o inimigo, luta sem esperanças contra uma doença incurável. Isto porque a primeira obrigação que é imposta ao homem, pela estrutura de seu corpo e de sua consciência, é a de “manter a vida”. E isto tem força de Lei.


Nenhum comentário:

Postar um comentário