terça-feira, 27 de novembro de 2012

.vale a pena ser cooperado no Brasil?

vale a pena ser cooperado no Brasil?
Em tese, é a melhor opção. Na prática, pode ser a pior.
Há alguns pontos na relação entre cooperativas e empresas em que existe muita insegurança jurídica. Se a cooperativa não cumpre suas obrigações com o cooperado, o contratante do serviço pode ser responsabilizado também. Existem dúvidas se uma cooperativa de trabalho pode reunir pessoas de várias profissões e se um cooperado pode exercer trabalho contínuo em uma empresa contratante.
O trabalhador associado a uma cooperativa de trabalho não é patrão e nem empregado de ninguém. Entra em uma sociedade sem fins lucrativos, na qual todos os membros tem os mesmos direitos. E é essa sociedade que faz os contratos com uma empresa e designa o associado, chamado de cooperado, para trabalhar nessa empreitada. O contratante paga pelo serviço a cooperativa, que repassa a remuneração para o cooperado, descontado uma taxa para a manutenção da sociedade. Associar-se a uma cooperativa no Brasil é fácil: elas podem atuar em qualquer atividade e há um montão delas convidando profissionais até mesmo pela internet para se associarem registrando se. Para criar uma cooperativa são necessários no mínimo vinte pessoas interessadas.
Se a cooperativa seguir a lei, é a situação que pode garantir mais quem deixou um emprego formal. Uma parte do valor do contrato deve ir para um fundo de reserva, com esse dinheiro a cooperativa paga plano de saúde, seguro contra afastamento do trabalho, férias etc. A maior desvantagem é o custo previdenciário para o contratante. Ele paga o seguro social 15% do valor bruto da fatura sobre o contrato de serviço. É lógico que isso deixa a cooperativa menos competitiva contra um pessoa jurídica. No caso das PJ (pessoas jurídicas), o tomador de serviço não tem custos com a seguridade social. De qualquer modo, as cooperativas se multiplicam. Segundo a Organização das Cooperativas Brasileiras sigla (OCB), havia menos de oitocentas cooperativas de trabalho de trabalhando no Brasil em 1996. Em 2002 elas tinham chegado o expressivo número de 2.109.
Obs: Fique atento, existem cooperativas que não passam de agencias de locação de mão de obra barata. A fiscalização sobre o setor puni não só as cooperativas quanto as empresas que as contratam. Isso faz com que os empresários fujam desse tipo de contrato. Como você paga uma quota-parte para entrar na cooperativa, corre o risco de ficar com as mãos vazias.


Is it interesting being a cooperative in Brazil?
In theory, it is the best option. In practice, it may be the worst.
There are some points in the relationship between cooperatives and large companies, that there is much legal uncertainty. If the cooperative does not fulfill their obligations to the cooperative, the service contractor may be liable as well. There are doubts whether a cooperative work can bring people of various professions and if a cooperative can have continuous work in a contracting company.
The worker associated with a cooperative work is not employer and employee nor of anyone. Enters a non-profit society in which all members have the same rights. And it is this company that makes contracts with a company and designates the associated cooperated called to work in this endeavor. The contractor pays for the service cooperative, which forwards the payment to the cooperative, discounted rate for the maintenance of society. Join a cooperative in Brazil is easy: they can perform in any activity and there are a lot of them even inviting professionals to join the Internet are registering. To create a cooperative are needed at least twenty people interested.
If the cooperative is following the law, the situation is more secure and can ensure those who left formal employment. A portion of the contract value must go to a reserve fund, with the money paid to cooperative, It pays health plan, insurance away from work, vacation etc.. The biggest disadvantage is the cost to the contractor pension. He paid social insurance 15% of the gross invoice on the service contract. Of course, this leaves the cooperative less competitive against a legal entity. In the case of PJ (Corporations), the policyholder service has no cost of social security. Anyway, cooperatives multiply. According to the Organization of Brazilian Cooperatives acronym (OCB), had less than eight hundred cooperatives working in Brazil in 1996. In 2002 they had reached the impressive number of 2,109.
Note: Be aware, there are cooperatives that are merely leasing agencies cheap labor. The supervision over the sector not only punishes cooperatives as businesses that hire them. This makes entrepreneurs flee this type of contract. How do you pay a share to enter the cooperative runs the risk of becoming empty hands.

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

My education is my future - Minha educação é meu futuro


My education is my future
What has happening to the country in relation to the world should be told to everybody.  There is a significant fallacy to this idea that Brazil is coming out of the crisis easily because of anti-cyclical government interventions, a tendency towards excessive government interventions and the role of government in the economy has been gone for several times in the same direction planting the seeds for a new model of life that will create future crises. Maybe the government is planting a time-bomb that won’t work out for the future governs replacing her in the future.
The uncontrolled emission of currency by the central bank, the money circulating has no banking, or when government expand monetary based on the banks, it expands abusively and this money has no banking, so it takes a while still reach the level of a final consumer’s price. So what do we see? The first to receive the money are benefit, the last others will pay for it and default. In other hands, the large business in partnership to government will get the advantage. The people usually will pay for it!


Minha educação é meu futuro
O que acontece com o país em relação ao mundo deve ser dito a todos. Há uma falácia significativa para essa idéia de que o Brasil está saindo da crise facilmente por causa de intervenções anticíclicas do governo, uma tendência para intervenções governamentais excessivas e o papel do governo na economia tem sido por várias vezes em estabelecer a mesma direção plantando as sementes para um novo modelo de vida que irá criar crises futuras. Talvez o governo está plantando uma bomba-relógio que não vai dar certo para o futuro governante substituindo-la no futuro.
A emissão descontrolada de moeda pelo banco central, a circulação de dinheiro não tem bancário, ou quando o governo expandir com as bases monetária nos bancos, ela se expandirá de forma abusiva e este dinheiro não tendo banco, por isso mesmo, leva um tempo ainda para alcançar o nível final de preço ao consumidor. Então, o que vemos? Os primeiros a receber o dinheiro são beneficiados, os outros últimos vão pagar por isso e falirem. Por outro lado, os grandes  negócios em parceria com o governo terá a vantagem.
Mas as pessoas geralmente vão pagar por isso!

domingo, 11 de novembro de 2012

DESABAFO DE UMA PROFESSORA.

Abaixo estou enviando uma cópia da carta escrita por uma professora que trabalha  no Colégio Estadual Mesquita, à revista Veja. Peço por favor que repasse a todos que conhece, vale a pena ler.
Sou professora do Estado do Paraná e fiquei indignada com a reportagem da jornalista Roberta de Abreu Lima “Aula Cronometrada”.  
É com grande pesar que vejo quão distante estão seus argumentos sobre as causas do mau desempenho escolar com as VERDADEIRAS  razões que  geram este panorama desalentador. Não há necessidade de cronômetros, nem de especialistas  para diagnosticar as falhas da educação.  Há necessidade de todos os que pensam que: “os professores é que são incapazes de atrair a atenção de alunos repletos de estímulos e inseridos na era digital” entrem numa sala de aula e observem a realidade brasileira. Que alunos são esses “repletos de estímulos” que muitas vezes não têm o que comer em suas casas quanto mais inseridos na era digital?  Em que pais de famílias oriundas da pobreza  trabalham tanto que não têm como acompanhar os filhos  em suas atividades escolares, e pior em orientá-los para a vida?  Isso sem falar nas famílias impregnadas pelas drogas e destruídas pela ignorância e violência, causas essas que infelizmente são trazidas para dentro da maioria das escolas brasileiras. Está na hora dos professores se rebelarem contra as acusações que lhes são impostas. Problemas da sociedade deverão ser resolvidos pela sociedade e não somente pela escola. Não gosto de comparar épocas, mas quando penso na minha infância, onde pai e mãe, tios e avós estavam presentes e onde era inadmissível faltar com o respeito aos mais velhos, quanto mais aos professores, e não cumprir as obrigações fossem escolares ou simplesmente caseiras, faço comparações com os alunos de hoje “repletos de estímulos”. Estímulos de quê?  De passar o dia na rua, não fazer as tarefas, ficar em frente ao computador, alguns até altas horas da noite, (quando o têm), brincando no Orkut, ou, o que é ainda pior, envolvidos nas drogas. Sem disciplina seguem perdidos na vida.
Realmente, nada está bom.  Porque o que essas crianças e jovens procuram é amor, atenção, orientação e disciplina.
Rememorando, o que tínhamos nós, os mais velhos,  há uns anos atrás de estímulos? Simplesmente: responsabilidade, esperança, alegria. Esperança que se estudássemos teríamos uma profissão, seríamos realizados na vida. Hoje os jovens constatam que se venderem drogas vão ganhar mais.
Para quê o estudo? Por que numa época com tantos estímulos não vemos olhos brilhantes nos jovens? Quem, dos mais velhos, não lembra a emoção de somente brincar com os amigos,  de ir aos piqueniques, subir em árvores?
E, nas aulas, havia respeito, amor pela Pátria.. Cantávamos o hino nacional diariamente, tínhamos aulas “chatas” só na lousa e sabíamos ler, escrever e fazer contas com fluência.
Se não soubéssemos não iríamos para a 5ª. Série. Precisávamos passar pelo terrível, mas eficiente, exame de admissão. E tínhamos motivação para isso.
Hoje, professores “incapazes” dão aulas na lousa, levam filmes, trabalham com tecnologia, trazem livros de literatura juvenil para leitura em sala-de-aula (o que às vezes resulta em uma revolução),  levam alunos à biblioteca e a outros locais educativos (benza, Deus, só os mais corajosos!) e, algumas escolas públicas onde a renda dos pais comporta, até a "passeios interessantes", planejados minuciosamente, como ir ao Beto Carrero.
E, mesmo, assim, a indisciplina está presente, nada está bom. Além disso, esses mesmos professores “incapazes”, elaboram atividades escolares como provas, planejamentos, correções nos fins-de-semana, tudo sem remuneração; Todos os profissionais têm direito a um intervalo que não é cronometrado quando estão cansados. Professores têm 10 minutos de intervalo, quando têm de escolher entre ir ao banheiro ou tomar às pressas o cafezinho. Todos os profissionais têm direito ao vale alimentação, professor tem que se sujeitar a um lanchinho, pago do próprio bolso, mesmo que trabalhe 40h semanais. E a saúde? É a única profissão que conheço que embora apresente atestado médico tem que repor as aulas. Plano de saúde? Muito precário. Há de se pensar, então, que  são bem remunerados... Mera ilusão! Por isso, cada vez vemos menos profissionais nessa área, só permanecem os que realmente gostam de ensinar, os que estão aposentando-se e estão perplexos com as mudanças havidas no ensino nos últimos tempos e os que aguardam uma chance de “cair fora”.Todos devem ter vocação para Madre Teresa de Calcutá, porque por mais que se esforcem em ministrar boas aulas, ainda ouvem alunos chamá-los de “vaca”,”puta”, “gordos “, “velhos” entre outras coisas. Como isso é motivante...e temos ainda que ter forças para motivar. Mas, ainda não é tão grave. Temos notícias, dia-a-dia,  até de agressões a professores por alunos. Futuramente, esses mesmos alunos, talvez agridam seus pais e familiares. Lembro de um artigo lido, na revista Veja, de Cláudio de Moura Castro, que dizia que um país sucumbe quando o grau de incivilidade de seus cidadãos ultrapassa um certo limite. E acho que esse grau já ultrapassou. Chega de passar alunos que não merecem. Assim, nunca vão saber porque devem estudar e comportar-se na sala de aula; se passam sem estudar mesmo, diante de tantas chances, e com indisciplina... E isso é um crime! Vão passando série após série, e não sabem escrever nem fazer contas simples. Depois a sociedade os exclui, porque não passa a mão na cabeça. Ela é cruel e eles já são adultos. Por que os alunos do Japão estudam? Por que há cronômetros? Os professores são mais capacitados? Talvez, mas o mais importante é  porque há disciplina. E é isso que precisamos e não de cronômetros.  Lembrando: o professor estadual só percorre sua íngreme carreira mediante cursos, capacitações que são realizadas, preferencialmente aos sábados. Portanto, a grande maioria dos professores está constantemente estudando e aprimorando-se. Em vez de cronômetros, precisamos de carteiras escolares, livros, materiais, quadras-esportivas cobertas (um luxo para a grande maioria de nossas escolas), e de lousas, sim, em melhores condições e em maior quantidade..Existem muitos colégios nesse Brasil afora que nem cadeiras possuem para os alunos se sentarem.  E é essa a nossa realidade! E,precisamos,também,urgentemente de educação para que tudo que for fornecido ao aluno não seja destruído por ele mesmo Em plena era digital, os professores ainda são obrigados a preencher os tais livros de chamada, à mão: sem erros, nem borrões  (ô, coisa arcaica!), e ainda assim se ouve falar em cronômetros. Francamente!!! Passou da hora de todos abrirem os olhos  e fazerem algo para evitar uma calamidade no país, futuramente. Os professores não são culpados de uma sociedade incivilizada e de banditismo, e finalmente, se os professores  até agora  não responderam a todas as acusações de serem despreparados e  “incapazes” de prender a atenção do aluno com aulas motivadoras é porque não tiveram TEMPO. Responder a essa reportagem custou-me metade do meu domingo, e duas turmas sem as provas corrigidas.
Vamos fazer uma corrente via internet, repasse a todos os seus! Grata
Vamos começar uma corrente nacional que pelo menos dê aos professores respaldo legal quando um aluno o xinga, o agride... chega de ECA que não resolve nada, chega de Conselho Tutelar que só vai a favor da criança e adolescente (capazes às vezes de matar, roubar e coisas piores), chega de salário baixo, todas as profissões e pessoas passam por professores, deve ser a carreira mais bem paga do país, afinal os deputados que ganham 67% de aumento tiveram professores, até mesmo os "alfabetizados funcionais".
Pelo amor de Deus somos uma classe com força!!! Somos politizados, somos cultos, não precisamos fechar escolas, fazer greves, vamos apresentar um projeto de Lei que nos ampare e valorize a profissão.

Vanessa Storrer - professora da rede Municipal de Curitiba.

Nota: um dia botas estrangeiras vão invadir esta amável terra, nesse dia as pessoas indignadas vão aplaudi-los como libertadores, pois nossos lideres não vêem oque está escancarados a frente de seus olhos, o resultado de suas atitudes impatrióticas!!!

sábado, 3 de novembro de 2012

MONÓLOGO NECESSÁRIO.

A autoridade do governo sobre o povo é nula se o seu imposto é sobre o pão, seu controle é pela privação! Quando não consegue taxar o pão e controlar o povo recorre a repressão! “MAQUIÁVEL”.
Nada entre nós é tão severamente punido quanto a produção, especialmente a de alimentos. Até que liberam o supérfluo, isentam IPI, de carros, liberam a moral o pancadão com palavrão, que é usado como desabafo nacional, as paixões desenfreadas parece ser o limite da liberdade coletiva no país. Desconhecem MAQUIÁVEL quando diz: “As paixões humanas deve ser controladas, aqueles que se rebelam devem ser punidos, aqueles que pensam sempre acabam sendo perdoados, pois o mundo precisa mais das idéias do que de coisas”.
Ainda “Aqueles que chegam ao poder pela fortuna de cidadãos particulares, pouco trabalho tem para isso, mas se mantém penosamente no posto. Tais potentados ficam na dependencia de quem lhes concedeu o estado”. Pois é parece ser atual as observações de Maquiável, vemos uma sucessão de governos populares, impopulares, não faz diferença pois quem detem o poder mesmo são os grupos que lhos concedem! E a população sérvil parece fazer juz aquele outro dizer: “Os homens mudam de boa vontade de senhor, supondo melhorar. De fato enganam-se e veem por experiência própria haverem piorado”.
“Para desenhar os montes precisa-se estar na planície, para conhecer a planicie precisa-se subir no monte. Para conhecer o povo precisa-se ser governo, para compreender o governo é necessário ser do povo” dizia Maquiável, mas eu digo para se rebelar é preciso ter uma boa educação, para ver com clareza oque eles fazem, deve ser por essa razão que impedem uma boa educação para o povo!!!
Hoje dei a mim mesmo um conselho que considero eficaz: Conflito que não envenena seu coração de amargura será motivo de fortalecimento. Seu coração só se amargurará se você o decidir, pois de outra forma continuará ardendo em nome dos ideais a conquistar. Em vez de sair por aí dando ordem para que tudo seja feito de acordo com sua vontade, desta vez procure deixar que as pessoas cometam os erros que quizerem pois assim será mais fácil comandá-las. Penso que se lembrar deste meu conselho tudo será mais fácil de ser relevado!!!
KNOWLEDGE + DISCOVERY + PERFORMANCE = ENGANGING THE SENSES. How will you measure your life?